Rock Brothers Garopaba

A Banda

Rock Brothers - fev/19 - Foto: Paulo Botafogo

História

Completando uma década de existência em 2023, a Rock Brothers Garopaba traz no seu DNA todas as melhores influências do rock’n roll, do clássico rock inglês aos temperos da surf music australiana, junto com o blues e o southern rock americano.

Com formações diferentes ao longo do tempo, foi o amor ao surf e a paixão pelo rock que ocasionou o encontro de alguns amigos, oriundos de várias partes do Brasil, que buscavam trocar a correria dos grandes centros pela qualidade de vida mais junto à natureza. Com esse propósito se juntaram no final dos anos 90 para celebrar e se divertir tocando alguns clássicos do blues e do rock’n roll, apresentando-se em alguns locais de Garopaba e nos arredores.

Esses encontros despretensiosos ganharam uma sequência e foram criando consistência. Assim, passando por diferentes formações e denominações, por volta de 2013 o grupo começou a se denominar “Rock Brothers”. No vai e vem destas formações a banda sempre foi basicamente composta por um grupo de amigos que se revezavam nas apresentações.

Foi em 2016 que, sempre inspirado na essência do rock e nas vivências dos integrantes nesse paraíso, o trabalho autoral começou a ganhar mais relevância, sendo inserido aos poucos no repertório da banda. Repertório esse que é fortemente influenciado pelas memórias das aventuras nas primeiras surf-trips para o litoral sul catarinense nos anos 70 com o desbravamento dos picos desconhecidos da região, pela convivência com a cultura e com a hospitalidade das comunidades tradicionais locais, pelos amores de verão (e os de inverno também), pelo contato com toda essa galera vinda de diversas partes do mundo, pela transformação gradual do mundo que nos envolve e por todas as vivências individuais e coletivas que se sucedem em nossa existência.

O primeiro registro fonográfico da Rock Brothers foi em 2016, com a gravação de “Live in Garopaba”, gravado com a banda tocando ao vivo no estúdio Aracuã, mixado pelo brother Dani Berga. Em 2017 foi produzido um segundo álbum, com áudio captado diretamente do show da banda ocorrido na Quermesse Comunitária de Garopaba, também mixado por Dani Berga, no estúdio Aracuã. Essa apresentação rendeu os primeiros 4 vídeo clipes e foi um divisor de águas na história da banda, que tocou para um público de mais de 20 mil pessoas, abrindo o show nacional de Michel Teló.

Em 2018 a banda se dedicou à gravação de seu primeiro álbum de estúdio (não tocado ao vivo), intitulado “Don’t look back”, também produzido em Garopaba, no estúdio Birô do Som, gravado e mixado por Sol Maldonado. Este álbum abriu um novo ciclo na trajetória do grupo, que buscou fazer música de forma mais profissional e passou a usar a denominação Rock Brothers Garopaba para enfatizar a identidade territorial da banda. Esse trabalho envolveu os músicos (friends) Fernando Noronha, Fabinho Magic Boy, Kaala Shaw, Sol Eletrorgânico, Pedro Oliveira, Mau Trombetta, Carlos Sales, Eddy Pinheiro, Dani Berga e Sol Maldonado. Este ultimo então produtor do álbum e que na sequência se tornou o guitarrista da banda.

“Luna Coral” veio em 2019, o primeiro lançamento em formato de single da banda. A música, com participação de Mau Trombeta na guitarra e violão, também é a primeira com letra em espanhol e celebra as surf-trips para Salina Cruz, no sul do México, onde sempre fomos muito bem recebidos por Uriel e Linda, em sua pousada que dá nome à musica.

No final de 2019, ainda foram lançados dois clipes: “Don’t look back”, faixa título do álbum de mesmo título, com a participação de Kaala Shaw nos vocais e Fernando Noronha na guitarra, e o clipe de “Moments”, pura surfmusic, recheada de imagens de grandes atletas brasileiros surfando algumas das melhores ondas do planeta, com participação de Mau Trombeta na guitarra e Sol Eletrorgânico no Didgeridoo.

No verão de 2020 lançamos o single e vídeo clipe de “Perto do mar”, música em homenagem a cultura de Garopaba e as comunidades tradicionais de pescadores artesanais, agricultores familiares, quilombolas e artesãos que vivem perto do mar de Garopaba, mas nem sempre são vistos ou lembrados. Essa música teve participação do Carlos Sales na bateria e Ed Pinheiro na guitarra

Ainda em 2020 lançamos mais um single com vídeo clipe, “Você quer me matar (de amor)”, com letra de Paulo Ricardo Botafogo em homenagem aos trabalhos de Raul Seixas e de Erasmo Carlos. A música contou com a participação de Rick Ferreira, uma lenda da guitarra no Brasil (foi guitarrista do Raul e do Erasmo), e Carlos Sales na bateria. Em virtude do isolamento causado pelo Covid-19, o áudio e as imagens foram captados em locais e momentos separados. O clipe foi montado no formato de “janelas”, ilustrado por desenhos feitos por Maurício Trombetta, e completado com vídeos caseiros, feitos por amigos da banda, gravados nas suas casas durante a pandemia.

Durante este processo de pandemia, sem possibilidade de realizar shows presenciais, a banda se reorganizou novamente, elaborando um projeto acústico em trio, possibilitando a realização de duas lives no verão 2020/2021. No mesmo período do isolamento, a banda iniciou a gravação de um novo álbum, mas o trabalho foi interrompido em 2021 devido à doença do Corona Vírus que se abateu sobre os integrantes durante as gravações. isso ocasionou um retorno lento aos ensaios e gravações devido ao processo de recuperação, retornando à atividade somente em dezembro de 2021, em uma live já com a formação um pouco diferente. Também no final do ano, a Rock Brothers Garopaba fez participação no show de comemoração dos 60 anos do Município, com a música “Perto do Mar”.

O retorno às atividades foi marcado pelo lançamento do single (e clipe) de “Memories”, já apontando o repertório do novo álbum, intitulado “Memórias”, tendo suas gravações concluídas ao longo de 2022 e lançamento realizado em março de 2023. Ainda em 2022 a banda teve oportunidade de retornar aos palcos, ajustando-se ao longo do ano até compor a formação mais recente do grupo. Pode-se destacar como pontos altos deste ano: a participação na 4ª Mostra de Música Autoral de Garopaba e Imbituba, o fechamento do show da 7ª Celebração de Boas Vindas à Baleia Franca, e a realização de mais uma live de final de 2022, que já costuma congregar uma plateia de velhos e novos amigos da banda espalhados pelo mundo afora.

O ano de 2023 ano começou com um show de pré-lançamento do novo álbum no Na Lata Skate Food, local tradicional na história da banda, congregando muitos amigos pela primeira vez no pós-pandemia. Em seguida, aconteceu o lançamento do álbum “Memórias”, dia 11 de março de 2023. Na sequência, a Rock Brothers Garopaba participou da Oitava celebração de Boas Vindas as Baleias Franca, no último final de semana de julho, realizando o show de encerramento do evento. E dia 25 de novembro a banda realizou uma live especial para celebrar os 10 anos de banda com os amigos e fãs, no Galpão do amigo Walter Seidl (dono da veterinária Viva Bicho). E para encerrar o ano, foi lançado dia 17 de dezembro o mais novo single, “Don’t Call Me”, gravado no Studio CS, no Rio de Janeiro, e mixado por Sol Maldonado em Garopaba. Esse som teve participação de Carlos Sales na bateria e teclado, e Eddy Pinheiro na guitarra e no baixo, friends que já gravaram outras músicas da banda, como “Perto do Mar” e “Road to Far Away”.

Em 24 de marco de 2024 foi lançado o single "Balada da Surftrip", inspirado nas surftrips que integrantes da banda realizam no território, e, em 30 de junho, o single "Baleia Cigana", homenagem às Baleias Franca que todo ano visitam o berçário de SC para dar à luz aos seus filhotes. Em 06 de julho foram lançados o vídeo clipe e a versão instrumental de "Baleia Cigana", ultimas produções da banda.

Os detalhes de futuros lançamentos e apresentações serão divulgados aqui no site da banda e nas redes sociais.

Formação atual da Rock Brothers Garopaba:

Sergio Rock Brother
Sergio Rock BrotherVocais, Violão e Harmônica
Ângela Da Rosa
Ângela Da RosaVocais
Jyoti
Jyoti "Gandharvas"Guitarra
Marco Valente
Marco ValenteContrabaixo
Marcelo Tamujo
Marcelo TamujoFlauta

Discografia da banda

Arraste para o lado para ver outros títulos

Linha do tempo:

Live: 10 Anos da Banda (2023)

Comemorando os 10 anos de Rock Brothers Garopaba em uma live com convidados transmitida do Espaço Viva Bicho, do nosso amigo Walter, em 25 de novembro de 2023.

8ª Celebração de Boas Vindas às Baleias Franca (2023)

Show de encerramento da edição de 2023 da Celebração de Boas Vindas às Baleias Franca.

Show: NaLata Skate Food (2023)

De volta aos palcos no pós pandemia, primeiro show presencial da banda (completa), reunindo amigos e anunciando o lançamento de "Memórias" no próximo ano. Com: Francis Frankenstein, Marvio Pereira, Sergio L. Pinheiro, Phill Souza e Sol Maldonado. Com participações de Mau Trombetta, Paulo Ricardo Botafogo, Maurel Pictures e Ragnar VonDorf.

Live: Pré Lançamento de "Memórias" (2022)

Nova live no canal Birô Cultural, em dezembro de 2022, anunciando o lançamento do álbum "Memórias" para 2023. Com: Sol Maldonado, Francis Frankenstein, Sergio L. Pinheiro e Phill Souza.

Backstage na PIXTV (2022)

No programa Backstage, na PIXTV, em novembro de 2022, com Sol Maldonado, Sergio L. Pinheiro, Phill Souza e Francis Frankenstein

7ª Celebração de Boas Vindas às Baleias Franca (2022)

Participação na 7ª Celebração de Boas Vindas às Baleias Franca, em julho de 2022, com: Maurel Pictures, Sergio L. Pinheiro, Pedro Oliveira, Sol Maldonado e Phill Souza, com participação do Coral Maré Musical - adulto e infantil - sob regência da Professora Fabi Lucion.

4ª Mostra de Música Autoral de Garopaba e Imbituba (2022)

Participação na 4ª Mostra Autoral, em maio de 2022, com: Maurel Pictures, Sergio L. Pinheiro, Marvio Pereira, Miguel Caçote, Fabi Lucion e Andria Mor

Show: Garopaba 60 Anos (2021)


Participação no show de comemoração aos 60 anos de Garopaba, em dezembro de 2021, com a música "Perto do Mar". Com Sergio L. Pinheiro e Sol Maldonado. Na banda de apoio: Francis Frankenstein, Diego Dutra e Loro Bass.

Live: Rock Brothers Acustico (2021)


Segunda live no canal Birô Cultural, transmitida em dezembro de 2021, com: Sergio L. Pinheiro, Sol Maldonado e Marvio Pereira, com participação de Mau Trombetta e Maurel Pictures.

Live: Rock Brothers Acustico (2021)


Transmitida pelo canal Birô Cultural, em janeiro de 2021. Com: Sergio L. Pinheiro, Maurício Trombetta e Sol Maldonado, com participação de Sol Eletrorgânico e Maurel Pictures.

Lançamento: Você quer me matar (2020)


Lançamento do videoclipe do single "Você quer me matar", em agosto de 2020.

Lançamento: Perto do Mar (2020)


Lançamento do videoclipe do single "Perto do Mar", em fevereiro de 2020.

Show: Festa Ricardo Bocão (2020)


Festa de 50 anos de surf do amigo Ricardo Bocão, Praia da Silveira, verão de 2020. Com: Sergio L. Pinheiro, Mau Trombetta, Pedro Oliveira, Só Lucion e Wesley Arend.

Lançamento: Moments (2019)


Lançamento do videoclipe de "Moments", em dezembro de 2019.

Show: Mormaii Boulevard (2019)


Show na inauguração da loja Mormaii, no Boulevard do Aeroporto de Florianópólis, em novembro de 2019. Com Serginho, Wesley, Só, Pedro e Mau

Show: Bali Hai - Beach Bbq (2019)


Show no Bali Hai Garopaba - Beach Bbq, em setembro de 2019. Com Sergio L. Pinheiro, Mau Trombetta, Pedro Oliveira, Wesley Arend, Só Lucion e Maurel Pictures.

Lançamento: Don't Look Back (2019)


Lançamento do álbum "Don't Look Back", abril de 2019.

Parador (2019)


Show da Rock Brothers Garopaba no verão de 2019, com: Wesley Arend, João Vier, Sergio L. Pinheiro, Mau Trombetta e Maurel Pictures, com participação de Kaala Shaw.

Parador (2018)


Participação no show de Fernando Noronha em novembro de 2018. Na foto: Mau Trombetta, Sergio L. Pinheiro, João Vier, Fernando Noronha e Maurel Pictures.

Na Lata (2018)


Em um dos shows no Na Lata Skate Food de 2018. Com: Maurel Pictures, Mau Trombetta, João Vier, Sergio L. Pinheiro, Wesley Arend e o amigo Celso Streit.

Birô do Som (2018)


No estúdio Birô do Som, durante as gravações do álbum 'Don't Look Back' em 2018. Na foto: Sol Maldonado e Pedro Oliveira

Quermesse de Garopaba (2017)


Show na Quermesse Comunitária de Garopaba em 2017, como banda de abertura do show nacional. Com Fefo Shaker, Sergio L. Pinheiro, João Vier, Guto Leite e Maurel Pictures.

Na Lata (2016)


Show no Na Lata em 2016. Na foto: Maurel, Rodrigo e Serginho.

Mormaii (2016)


Show na Loja da Mormaii Garopaba em 2016. Na foto: Sergio L. Pinheiro, Rodrigo Y. de Melo, João Vier e Maurel Pictures.

Bar do Zado (2016)


No verão de 2016 - com João Vier, Dani Berga, Sergio L. Pinheiro, Maurel Pictures e Rodrigo Y. de Mello.

Kimo (2012)


Dos "Cabeças de Vento" a "Rock Brothers" - a primeira formação, com Dani Berga, João Vier e Sergio L. Pinheiro.

Acompanhe nossas redes sociais!

Ouça Rock Brothers no Spotify!

*também disponível nas demais plataformas digitais.